Nossos Facilitadores

Somos um grupo internacional de facilitadores experientes que trabalham virtualmente há muitos anos. Através de nossa própria prática, encontramos formas simples, práticas e eficientes para alcançar incríveis resultados no ambiente virtual.

Com uma compreensão compartilhada sobre os desafios e as potencialidades da facilitação virtual, nossos facilitadores trazem sua larga experiência em diferentes culturas e uma abordagem multidisciplinar sobre a facilitação e a tecnologia.

Nos últimos anos temos oferecido workshops de Facilitação Virtual em Inglês, Espanhol e Português, com mais de 340 participantes em 30 Turmas de diferentes países.

Carolina Ribeiro de Almeida

Engenheira Agrônoma pela ESALQ-USP, Carolina possui várias certificações em Coaching, Eneagrama, Liderança Facilitadora, Pedagogia Waldorf e Liderança Horizontal.  Atualmente, Carolina desenvolve projetos de comunicação e facilitação virtual para times remotos. 
É mentora e train-the-trainers para profissionais que buscam desenvolver processos de facilitação online.

Em 2014, se certificou em Justiça Restaurativa em British Columbia. Desde então, também atua como Facilitadora de Justiça Restaurativa na Polícia de Nelson, cidade onde escolheu morar com a família. 

Fernando Murray Loureiro

Ao longo dos anos Fernando vêm combinando as carreiras de Designer Gráfico e Facilitador de Grupos. Com conhecimento, prática e certificações em áreas como Eneagrama, Coaching e Liderança Horizontal, acredita que o melhor que pode oferecer é sua curiosidade infindável pela capacidade humana de adaptação e sua vontade em conhecer diferentes culturas.

Em seu período Sabático em Nelson, Fernando obteve o Diploma Interdisciplinar em Estudos da Paz, Administração e Artes Digitais pela Selkirk College.

Morando no Canadá desde 2013, tem trabalhado de forma remota e online constantemente desde 2014. Ambos são os Co-Fundadores da Aprendix em 2003, que se tornou Aprendix.Global em 2015, quando após um período Sabático decidiram permanecer em Nelson, uma pequena comunidade nas Montanhas Rochosas na Colúmbia Britânica, Canadá. Em Nelson, e a partir de Nelson, desempenham atividades de consultoria e facilitação, e trabalham virtualmente com clientes em todo o globo. Buscando sempre a atualização e auto-desenvolvimento, são membros ativos da Associação Internacional de Facilitação (IAF) e Associação para Educação Experiencial (AEE). Ambos fazem parte do grupo internacional de pesquisa, troca e aprendizagem sobre as Estruturas Libertadoras, conduzindo encontros e reuniões online mensais junto a outros profissionais de diversos países nas Américas e Europa, além de parceiros de organizações e empresas internacionais de desenvolvimento humano e organizacional.

José Vicente

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP e Pós Graduado pela Universidade Estadual do Arizona – USA, é co-autor dos livros "Guia de Elaboração de Projetos para Unidades de Conservação-TNC/ICMBio" (2014), “Manual de Elaboração de Projetos para Escolas Família Rurais-AMEFA” (2005) e “Educação Ambiental na Chapada dos Veadeiros-WWF” (2000). Possui mais de vinte anos de experiência em gestão de projetos com equipes multidisciplinares de empresas e terceiro setor, buscando ajudar pessoas e organizações a desenvolverem a resiliência e a capacidade de responder às surpresas e mudanças do ambiente.

Paulo Campos

Paulo Campos, pai do Henrique e do Frederico e casado com a Fernanda. Um paulistano que vive em Curitiba, trabalha como professor na ESPM, Insper, Sustentare, FAE e como facilitador de processos de aprendizagem presenciais e online. Acredita no poder da aprendizagem como alavanca de mobilização. Sua formação inclui Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Comunicação, Graduação em Administração de Empresas e Educação Física.  É Mestre em Psicologia da Educação com foco na aprendizagem de adultos. Autor do livro: A Estreia do Líder” – Os primeiros passos na trilha da liderança.

Hector Villarreal e Mariane Mesquita

Exímios facilitadores com grande experiência em diversos países da América Latina, Hector e Mariane conduzem as Turmas em Espanhol do Workshop de Facilitação Virtual.

Ambos trazem a criatividade e a vivacidade típica da cultura Mexicana para o desenho colaborativo entre as Sessões.